Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

STF questiona Guarda armada no Rio

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou explicações à prefeitura e à Câmara do Rio de Janeiro sobre a criação de uma guarda armada no Rio. O pedido veio após a aprovação da Lei Complementar 282/2025, que criou uma nova divisão da Guarda Municipal com porte de armas e contratação temporária.

Leia também:
IOF: Indústria quer atuar em ação no STF sobre decreto

O ministro Edson Fachin, relator do caso, deu prazo de dez dias para que os órgãos se manifestem. A lei é alvo de duas ações que questionam sua legalidade. Ambas foram apresentadas por entidades ligadas às guardas municipais.

Entidades pedem suspensão da guarda armada no Rio

A Federação Nacional de Sindicatos de Servidores das Guardas Municipais (Fenaguardas) e a Associação Nacional de Guardas Municipais (AGM Brasil) alegam que a medida fere a Constituição. Segundo elas, a lei permite contratações sem concurso público e cria uma estrutura que pode desorganizar a segurança municipal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A AGM afirmou que a norma “afronta a legalidade” e compromete a segurança com improviso. Por isso, as entidades pedem que o STF suspenda a lei por meio de uma liminar.

Além disso, a legislação prevê salários que podem chegar a R$ 13 mil, incluindo gratificação por porte de arma. Os contratos terão validade de até seis anos, mesmo sem concurso.

Prefeitura defende a legalidade da nova força

A prefeitura do Rio defende que a lei respeita decisões anteriores do STF. Segundo o município, a Constituição permite que guardas municipais sejam armados. No entanto, a forma de contratação e a estrutura paralela à segurança pública preocupam especialistas.

O STF ainda decidirá se manterá ou suspenderá a norma. A Câmara Municipal não se pronunciou até o momento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Política

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou neste sábado (16) que lamenta a postura de Eduardo Bolsonaro após...

Polícia

Um turista francês foi vítima do golpe Boa Noite Cinderela na madrugada deste sábado (16), em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro....

Meio Ambiente

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, criticou duramente a postura de seu país diante da crise climática. Segundo ele, os Estados Unidos adotam...

Justiça

A defesa de Hytalo Santos protocolou, neste sábado (16), um novo pedido de habeas corpus Hytalo Santos na Justiça. O influenciador digital e seu...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO