Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Jornal do Dia 1ª Edição

Governo do RN busca aprovação de projeto para manter alíquota do ICMS em 20%

O projeto que visa manter a alíquota do ICMS em 20% no Rio Grande do Norte está prestes a ser votado no plenário da Assembleia Legislativa. Mesmo com a oposição sendo maioria, o governo acredita na aprovação e trabalha em negociações para viabilizar o projeto. O secretário Estadual de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, em entrevista ao Jornal do Dia, com Micarla de Sousa, afirma que estão em andamento discussões para reduzir o percentual para evitar perdas significativas, mas ressalta que manter a alíquota em 20% é essencial para o equilíbrio fiscal.

“Estamos negociando para tentar viabilizar a aprovação da matéria com um percentual menor do que os 20%, mas o que não vislumbramos é ficar com os 18%. Esperamos um desfecho positivo para que possamos programar os compromissos do poder executivo estadual no próximo ano”, afirmou o secretário.

Ele destaca que a alíquota de 20% é comparável e até inferior a de outros estados vizinhos, como Maranhão, que aprovou 22%, Piauí com 21%, Pernambuco e Paraíba com 20,5%. A manutenção dessa alíquota, segundo Xavier, é crucial para evitar perdas de competitividade e garantir recursos para áreas essenciais.

Foto: Beatriz Ribeiro/ Ponta Negra News

O secretário Carlos Eduardo Xavier avalia a Reforma Tributária como positiva para o estado no longo prazo e destaca que a mudança no ICMS, principal tributo de consumo, beneficiará o Rio Grande do Norte, pois a tributação passará a ser feita no estado de destino. Apesar do período de transição, ele ressalta que a medida contribuirá para o equilíbrio fiscal estadual ao longo do tempo.

Em meio às discussões sobre a alíquota do ICMS, o governo do Rio Grande do Norte anunciou o calendário de pagamento do 13º salário para os servidores públicos estaduais. O secretário Carlos Eduardo Xavier destaca que, mesmo diante das dificuldades fiscais, a Governadora assegurou o pagamento, seguindo um cronograma semelhante aos anos anteriores.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • Dia 9 de dezembro: Pagamento integral para servidores que recebem até R$ 7.000,00.
  • Dia 20 de dezembro: Complemento para servidores de órgãos com arrecadação própria.
  • Dia 30 de dezembro: Adiantamento de 30% para 24.000 servidores.
  • Dia 10 de janeiro: Complemento do pagamento para todos os servidores.

O secretário ressalta que o pagamento do 13º injetará cerca de R$ 600 milhões na economia do estado, beneficiando não apenas os servidores, mas também contribuindo para o aquecimento do comércio local no período festivo. Os detalhes do calendário podem ser encontrados nos canais oficiais do governo, como o site da Secretaria de Administração e as redes sociais da Governadora.

Notícias relacionadas

Política

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), esteve reunida com o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, na tarde deste...

Educação

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte convocou 1.485 professores temporários para atender às demandas das unidades de ensino, tendo em vista...

Cidades

O Município de Apodi, no Oeste Potiguar recebeu na sexta-feira (02), o Centro de Testagem de Máquinas Agrícolas, resultado de uma parceria entre Governo...

Cidades

A partir desta quinta-feira (1º), abastecer o veículo e cozinhar ficarão mais caros. O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO